quinta-feira, 3 de novembro de 2011

síndrome de luta ou fuga



o comportamento humano é das manifestações mais fascinantes do universo.
como a sua força consegue reunir em tão curto espaço de tempo tamanha dimensão, ou então ficar reduzido à pequenez de uma mínima cósmica, uma partícula de pó de estrelas, que vagueia pelo espaço, sem se dar conta do papel fundamental que desempenha no grande todo. é fascinante todos os dias observar e ser observado. ser ponto de estudo mas também parar e ver. dar um passo atrás e deixar a água correr diante dos nossos olhos.

percebe-se melhor a cegueira e o turbilhão que alimenta as mentes menos atentas. dela, todos nós um dia fizemos ou faremos parte, ou dessa onda que varre todos não deixando ninguém incólume. todos. um dia passam por ela. os mais azarados ou inconsequentes, várias vezes. é como aquele set que vem e nem se tem tempo para vir ao de cima respirar. são umas atrás das outras. e no afã de não se afogar, o indivíduo não olha a meios. vai-se agarrando às cabeças mais próximas. empurra-os para baixo. e só quando é tarde, lamenta.

ora quando tudo lhe corre de feição, o indivíduo raramente se coloca à prova. nunca se interroga ou, quando o faz, geralmente o ser humano revela aquilo que lhe vai mais no fundo da alma.
certo e sabido é que quando é contrariado, a sua tendência natural é a de resistir a essa imposição. se algo que lhe é externo e que não controla assume contornos de facto consumado, a primeira reacção é de estranheza, negação, chegando em casos extremos ao ponto da ameaça. da violência.
animal territorial e possessivo por natureza, o homem reage de acordo com essa brutalidade. agride. luta. morde para se defender. procura aliados. força relacionamentos na busca desesperada de aceitação. o agressivo não vê nele nem nos outros outra forma de encontrar e conseguir o que pretende. persegue pela calada.

depois temos o que prefere a fuga. o não confronto. e perante ele, surgem inúmeras possibilidades. espera o dia.

ficando então a reflectir nas palavras de um grande amigo, que muito nos tem preenchido não só em palavras mas principalmente em acções que realmente mudam o mundo e a forma como o vemos:

«Aversão poderia vir no dicionário como sinónimo de distracção: seguir pelo atalho de um ódio projectado é pura manobra de diversão que não exime nenhum de nós da dura realidade de não soberania sobre o clima emocional.»

*

Sem comentários:

Enviar um comentário